domingo, 5 de fevereiro de 2017

No working INIT not found (SLACKWARE)


Recentemente uma usuária do viva o linux enfrentou um problema com um HD Sata, a mesma comprou um HD novo e possuía um HD IDE no seu computador.
No Hd IDE que era o principal estava instalado o Slackware, ao iniciar o computador ela se deparou com a seguinte mensagem:
ERROR: no working init not found

Eu realmente fiquei interessado no problema e levei para o lado pessoal,como se o problema acontecesse comigo, eu busquei em foruns no irc e mais alguns lugares e não obtive respostas.
O que eu fiz? fui tentar solucionar o problema na propria pele.
Tenho um computador velho rodando Slackware com um HD IDE e tenho um HD Sata sobrando, resolvi instalar o Sata e eis que surge o mesmo problema...
Então resolvi postar este post para ajudar algumas pessoas que passaram ou vão passar por este problema.
Antes de tudo você devera conferir algo em sua distribuição, você precisara de um LIVE CD de qualquer distribuição que tenha o GPARTED.
Após iniciar o sistema você abrira o GPARTED, encontrara o seu HD principal que está a sua distribuição e va ate MANAGE FLAGS e adicione o boot na particao selecionada...

Após feito isso vamos seguir com a explicação.

O que acontece é fácil de se entender.
Normalmente em computadores antigos com HD IDE ele possui uma chave/jumper que é conectada no MASTER o que torna o HD Principal, é reconhecido no GNU/Linux como SDA (NORMALMENTE) mas não em todos os casos.
Por isso rode o comando lsblk para saber qual o nome do HD:
# Lsblk
Quando se instala um novo HD se for IDE é mais fácil, é só mudar a chave para SLAVE e ele ficara secundario no sistema não interferindo no boot.
Se for um HD Sata como o problema acima, você precisara fazer algumas alterações.
Vou explicar aqui:

Abra o terminal e vamos ver qual o seu PARTUUID e rode o comando:
# blkid
Identifique qual a sua partição, em meu caso é está:
/dev/sdb1: UUID="b7cb6af6-7c85-46e6-8976-204a5971a17d" TYPE="ext4" PARTUUID="4480a36a-01"
Copie o seu PARTUUID sem as aspas.
PARTUUID=4480a36a-01

Vamos agora para segunda parte, entre no lilo.conf
# nano /etc/lilo.conf
Vá até até a linha:
ROOT = /dev/sda1 (Provavelmente está assim ou algo parecido.)
Vamos apagar está linha e mudar para:
addappend = " root=PARTUUID=4480a36a-01"

Agora reinicie seu computador e está tudo certo sem erros.
Espero ter ajudado! abraços.

1 comentários:

chicletano disse...

# Lsblk


is only a test